terça-feira, 11 de agosto de 2009

Adeus lentidão no Corel Draw

A melhor dica do mundo pra quem sofre com o Corel Draw! Finalmente está resolvido o problema da lentidão para abrir arquivos. Ainda prefiro sugerir o uso de outro programa, como o Ilustrator, mas infelizmente existem mercados dominados pelo Corel, onde não há muita esperança de mudança.

O que causava as "travadas" são dois problemas diferentes que descobri depois de muita irritação: estilos de cor/texto e um conflito com o Adobe Acrobat Distiller.

O primeiro problema foi resolvido pela própria Corel. A atualização SP2 do Corel Draw faz com que o programa pare de travar ao ficar lendo e relendo estilos de texto e cor, que em certos arquivos podem chegar a números grotescos, e muito tempo de espera.

O outro problema temos que resolver com uma gambiarra meio cretina. O Acrobat Distiller, que vem com os pacotes CS3 e CS4 da Adobe, lê todas as fontes catalogadas no Bitstream Font Navigator (gerenciador de fontes do Corel) toda vez que o Corel "pede" uma fonte ao Bitstream. O programa se chama "acrodist.exe".  Procure por ele nos processos do seu ctrl+alt+del. Fechando esse programa, o destravamento é instantâneo. As vezes é necessário fechar ele várias vezes, porque ele abre a cada nova fonte. Se são 5 fontes, ele abre 5 vezes.

No meu computador, onde raramente preciso usar o Distiller, renomeei o acrodist.exe na pasta do Acrobat. Fazendo apenas isso, o programa não era localizado e algumas mensagens de erro passaram a aparecer quando fazia operações comuns, como deletar um arquivo no windows. Para resolver isso é só fazer o seguinte: no Executar (Windows+R), digitar "msconfig" sem aspas. Aí é só desmarcar tudo que diz respeito à Adobe na aba Inicializar.


Agora o Corel simplesmente não trava mais para abrir os arquivos, e todos viverão felizes para sempre.

Um comentário:

Cuca disse...

Vale a pena dizer que se você optar pelo ctrl+alt+del, em alguns casos será preciso encarrar o processo do "acrodist.exe" mais de uma vez, pois, creio, que para cada fonte que ele busca o processo é acionado novamente.